sexta-feira, 9 de abril de 2010

O abuso de menores “é sempre um crime atroz”

Presidente da Conferência Episcopal Alemã pede desculpas em nome da Igreja
FRIBURGO, terça-feira, 23 de fevereiro de 2010 (ZENIT.org). – “Peço desculpas em nome da Igreja Católica da Alemanha a todas as vítimas desse crime”, disse Dom Robert Zollitsch, arcebispo de Friburgo e presidente da Conferência Episcopal Alemã, na segunda-feira passada. Dom Zollitsch falou a veículos de comunicação por ocasião da abertura da Assembléia Geral de primavera dos bispos alemães.

Na agenda dos debates estarão, entre outros assuntos, os casos de abuso de menores ocorridos em escolas mantidas pela Companhia de Jesus na Alemanha.

“Sempre que houver uma suspeita, deve ser buscada uma explicação clara e transparente”, declarou o prelado durante a coletiva de imprensa, lembrando que a Conferência Episcopal do país “respondeu imediatamente” ao tomar conhecimento dos fatos.

“Para ser perfeitamente claro, afirmo que o abuso sexual de menores é sempre um crime atroz”. “Peço desculpas a todos aqueles que tenham sido vítimas deste crime”.

“No contexto da Igreja, o abuso é particularmente grave, porque as crianças e adolescentes nutrem uma confiança especial pelo sacerdote”, enfatizou Dom Zollitsch.

Neste sentido, disse que “os jesuítas assumiram suas próprias responsabilidades e souberam tirar suas lições” dos erros de alguns de seus sacerdotes.

O prelado sublinhou que já há oito anos foi estabelecida pelos bispos uma série de diretrizes para prevenir e combater os casos de abuso, e que estas disposições foram concebidas tendo em vista acima de tudo a “preocupação com as vítimas”.

“As diretrizes têm demonstrado sua eficácia”, afirmou, uma vez que possibilitaram às autoridades públicas “agirem os mais rapidamente possível”, tendo acesso “a todo tipo de informação”.

Em todo caso, explicou o prelado, estão previstas para a próxima sessão plenária discussões sobre possíveis revisões ou aperfeiçoamentos destas diretrizes, orientadas principalmente para a prevenção.

Em particular, serão discutidas medidas para avaliar a idoneidade dos futuros sacerdotes relativamente à sua maturidade psicológica e sexual. Tais medidas serão estendidas também aos agentes pastorais e ao corpo docente, e serão divulgadas ao público ao final da Assembléia.

Dom Zollitsch acrescentou que a questão é de “tamanha importância”, que será abordada em sua próxima visita a Roma, prevista para março.

Nenhum comentário: