terça-feira, 13 de abril de 2010

CONFISSÃO COM O PADRE OU COM DEUS?


Por Marcos Paulo Teixeira

http://marcospauloteixeira.wordpress.com

Esse sacramento é tão questionado quanto incompreendido. É comum as indagações: EU SO ME CONFESSO COM DEUS! Ou “PARA QUÊ ME CONFESSAR AO PADRE SE ELE TAMBÉM PECA?!”

Isso é o mesmo que dizer: “eu não vou ao médico porque ele também fica doente”. Mas a questão é muito mais profunda.

Há perguntas frequentes como essa: “Onde diz na Bíblia que os homens pecadores podem perdoar pecados de outros pecadores?”

Jesus Cristo veio não para abolir a lei‚ mas para levá-la a perfeição (cf Mt 5‚17)‚ logo as indicações na lei de Moisés sobre o perdão dos pecados encontram sua perfeição no Sacramento da Confissão.

Analisemos o que diz São Paulo em II Cor 5‚ 18-20:

“Tudo isso vem de Deus‚ que nos reconciliou consigo‚ por Cristo‚ e nos confiou o ministério desta reconciliação. Porque é Deus que‚ em Cristo‚ reconciliava consigo o mundo‚ não levando mais em conta os pecados dos homens‚ e pôs em nosso lábios a mensagem da reconciliação. Portanto‚ desempenhamos o encargo de embaixadores em nome de Cristo‚ e é Deus mesmo que exorta por nosso intermédio...”

Veja que para S. Paulo é Deus quem perdoa‚ mas ao mesmo tempo‚ confiou aos apóstolos o ministério da reconciliação. O sacerdote é o embaixador que desempenha essa função em nome de Cristo.

Ao anunciar o perdão dos pecados‚ o padre não está perdoando os pecados por contra própria‚ mas é o próprio Cristo que na pessoa no Sacerdote (seu embaixador) reconcilia o homem com Deus.

Só Cristo‚ que é Deus‚ pode perdoar os pecados. "Jesus, porém, penetrando nos seus pensamentos, replicou-lhes: Que pensais nos vossos corações? Que é mais fácil dizer: Perdoados te são os pecados; ou dizer: Levanta-te e anda? Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder de perdoar pecados (disse ele ao paralítico), eu te ordeno: levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa. No mesmo instante, levantou-se ele à vista deles, tomou o leito e partiu para casa, glorificando a Deus" (Lc 5,22-25).”

Esse mesmo Cristo que provou ter autoridade de perdoar os pecados‚ conferiu aos seus apóstolos esta mesma autoridade:

" Disse-lhes outra vez: A paz esteja convosco! Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio a vós. Depois dessas palavras, soprou sobre eles dizendo-lhes: Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos" (Jo 20,21-23).

Será que precisa ser mais claro do que isto? O próprio Jesus conferiu aos apóstolos o poder de perdoar os pecados. Não é o apóstolo que perdoa‚ mas Cristo na pessoa do apóstolo que perdoa os pecados.

O que isso quer dizer? Por que Cristo criou esse sacramento?

Jesus estava mostrando a maneira ordinária de ter os pecados perdoados. Ou seja‚ a confissão é a maneira comum de ter os pecados remidos. Existem outras maneiras? Sim‚ no Batismo e na Unção dos enfermos! Mas a confissão é a maneira ordinaria. Deus é infinito‚ por isso tem infinitas maneiras de salvar o homem‚ mas existe a maneira ordinaria. A maneira extraordinária só Deus conhece.

Como pode se salvar um pagão que vive retamente e fiel a lei natural‚ mesmo sem nunca ter conhecido à Cristo? Pela maneira extraordinária. E essa só Deus sabe!

Como pode um protestante se salvar mesmo negando o sacramento da confissão? Só pode se salvar de mode extraordinário‚ se sua ignorância for invencível. Ou seja‚ que por suas forças nâo consiga vencer a barreira da ignorância que o separa da verdade.

Veja agora o que S. Tiago nos ensina:

"Está alguém enfermo? Chame os sacerdotes da Igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor. A oração da fé salvará o enfermo e o Senhor o restabelecerá. Se ele cometeu pecados, ser-lhe-ão perdoados. Confessai os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros para serdes curados. A oração do justo tem grande eficácia" (Tg 5,14-16).

A recomendação de Tiago é muito clara. Ele fala aí do sacramento da unção dos enfermos e da confissão. Os protestantes dizem que no Novo Testamento só existe o sacerdócio régio de todos os fiéis‚ mas S. Tiago vem mostrar que existem sim os sacerdotes da Igreja‚ aquele que receberam os sacerdócio ministerial de Cristo (Cf II Cor 5‚ 18-20). Devemos confessar os nossos pecados uns aos outros (os ministeriados) que receberam essa missão de Cristo.

Lutero não aboliu o sacramento da Confissão‚ a sua abolição veio por reforma dentro do próprio protestantismo. Tanto é que os luteranos e anglicanos ainda conservam a observância do sacramento da Confissão.

Alguns usa a passagem de Jeremias 17‚ 5 para negar a confissão:

Eis o que diz o Senhor: Maldito o homem que confia em outro homem‚ que da carne faz o seu apoio e cujo coração vive distante do Senhor!”

A passagem é correta! Maldito o homem que confia em outro homem... Quem está certo‚ Jesus que deu autoridade aos apóstolos de perdoar os pecados‚ ou os homens que dizem o contrário?

Em Atos 19‚18 aconteceu que quando as pessoas creram foram confessar os seus pecados: "Muitos dos que haviam crido vinham confessar tudo o que tinham feito" (Atos 19,18). Isso é o que faziam os cristão verdadeiros‚ seguiam as orientações de Cristo e dos Apóstolos. Mesmo sabendo que só Deus perdoa os pecados‚ procuravam os apóstolos porque sabiam que‚ por eles‚ o perdão dos pecados acontecia.

A Igreja primitiva sempre professou a crença nesse sacramento. "Confessar-se na Igreja antes de receber o corpo de Cristo" (Didaqué; ano 70). Nesse ano muitos livros da Bíblia nem tinham sido ainda escritos.

COMO ME PREPARAR PARA A CONFISSÃO?

Como já foi dito‚ a confissão é o meio certo para receber o perdão de Deus. Ele mesmo quis assim. Foi Ele (Deus) que deu autoridade aos Bispos e padres para perdoar (em seu nome) os pecados.

O que precisa ter uma confissão bem feita?

1 – EXAME DE CONSCIÊNCIA - Lembrar de todas as faltas que cometemos contra Deus e contra os irmãos. Se necessário‚ pode-se usar um bloco de anotações neste momento para não esquecer os pecados.

Veja que a confissão é também uma acusaçâo do pecado. É ele que deve sair das nossas vidas. A partido do momento que os encontros‚ sei por onde posso recomeçar.

2 - ARREPENDIMENTO - não é remorso.

“O filho lhe disse‚ então: Meu pai‚ pequei contra o céu e contra ti.” (Lc 15‚22)

3 - PROPÓSITO – aqui deve ter uma vontade determinada de não cometer mais o erro.

4 – CONFISSÃO – contar os pecados ao Padre.

5 – SATISFAÇÃO – neste momento o sacerdote vai te dar alguma tarefa para satisfazer a tua confissão‚ seja uma oração ou uma ação.

O pecado esquecido também é perdoado se eu fizer bem o meu exame de consciência. Os pecados escondidos na confissão não são perdoados, devendo novamente buscar uma confissão sincera.

Por que não posso comungar sem me confessar? Porque ninguém serve comiga em pratos sujos. A confissão limpa a nossa alma para receber aquele que é todo santo‚ Jesus na Eucaristia.

Oração para o ato de Contrição.

Meu Jesus‚ meu senhor e meu Deus, me arrependo de todo o meu coração e peço com a vossa ajuda a graça de nunca mais pecar. Amém!

Que nesta Semana Santa‚ possamos viver bem o santo sacrificio da Cruz‚ tendo recebido o perdão dos pecados.

Marcos Paulo

Nenhum comentário: