segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Um 2010 intenso para Bento XVI

Quatro viagens internacionais e um Sínodo inédito sobre o Oriente Médio

Por Jesús Colina

CIDADE DO VATICANO, sexta-feira, 1 de janeiro de 2010 (ZENIT.org).- O ano de 2010 promete ser um dos mais intensos dos cinco anos de pontificado de Bento XVI.

O pontífice, que a 16 de abril completará 83 anos, deve realizar quatro viagens apostólicas (Malta, Portugal, Chipre e Reino Unido), presidir um inédito Sínodo dos Bispos do Oriente Médio, e peregrinar, na Itália, a lugares tão simbólicos como Turim, que aloja o Santo Sudário.

Será um ano de decisões esperadas, como poderia ser a beatificação de João Paulo II, a redação da segunda parte de seu livro sobre “Jesus de Nazaré”, ou a publicação de sua exortação apostólica sobre a Palavra de Deus, na qual recolherá as conclusões do Sínodo dos Bispos do mundo de outubro de 2008.

E como em anos precedentes, 2010 pode trazer também decisões inesperadas em temas centrais para este pontificado, como é o avanço na unidade com os cristãos de outras confissões, ou com os crentes de outras religiões, em particular judeus e muçulmanos.

De fato, um dos acontecimentos que marcarão este ano será protagonizado já a 17 de janeiro, dia em que pela primeira vez visitará a sinagoga de Roma, um gesto de reconciliação em momentos em que setores judaicos criticaram o reconhecimento das virtudes heróicas de Pio XII.

Nenhum comentário: