sábado, 16 de janeiro de 2010

Fundadora da Pastoral da Criança morre no terremoto do Haiti


Médica Zilda Arns, 75 anos, é irmã do cardeal Paulo Evaristo Arns

SÃO PAULO, quarta-feira, 13 de janeiro de 2010 (ZENIT.org).- A fundadora da Pastoral da Criança, a médica Zilda Arns, 75 anos, morreu no terremoto que atingiu o Haiti nesta terça-feira.

Além da morte de Zilda Arns, o governo do Brasil confirmou a morte de mais 11 brasileiros até o momento. Há ainda oito desaparecidos e nove feridos. O comandante do Exército, Enzo Peri, disse porém que esses números mudam a todo momento.

Os militares brasileiros falecidos na tragédia integram a MINUSTAH (Missão das Nações Unidas para a estabilização no Haiti, sigla em francês).

De acordo com informações do governo, Dra. Zilda caminhava pelas ruas de Porto Príncipe, ao lado de dois soldados, no momento do terremoto. Ela se encontrava no Haiti para uma missão da Pastoral da Criança.

A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), sensibilizada pela tragédia, enviou o secretário-geral do organismo, Dom Dimas Lara Barbosa, nesta manhã, para Porto Príncipe, em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB).

Médica pediatra e sanitarista, Zilda Arns é irmã do arcebispo emérito de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns. Mãe de cinco filhos e viúva desde 1978, dedicou a vida a causas humanas e solidárias.

Fundou a Pastoral da Criança em 1983, organismo de ação social ligado à CNBB, que tem como objetivo o desenvolvimento integral das crianças pobres e que promove, em função delas, também suas famílias e comunidades.

A Pastoral da Criança atua no Brasil por meio de 261 mil voluntários, que acompanham mais de 1,8 milhão de crianças e 95 mil gestantes, em mais de 42 mil comunidades de 4.066 municípios brasileiros.

O cardeal Evaristo Arns, em nota à imprensa, confirmou que ouviu “emocionado a notícia de que minha caríssima irmã Zilda Arns Neumann sofreu com o bom povo do Haiti o efeito trágico do terremoto”.

“Que nosso Deus, em sua misericórdia, acolha no céu aqueles que na terra lutaram pelas crianças e os desamparados. Não é hora de perder a esperança”, afirma o arcebispo emérito de São Paulo.

Em seu último discurso, que seria proferido ontem em Porto Príncipe, durante a Conferência dos Religiosos do Haiti, Zilda Arns afirmaria que a razão de estar ali era o “forte chamado a difundir no mundo a boa notícia de Jesus”.

“A boa notícia, transformada em ações concretas, é luz e esperança na conquista da Paz nas famílias e nas nações. A construção da Paz começa no coração das pessoas e tem seu fundamento no Amor, que tem suas raízes na gestação e na primeira infância, e se transforma em Fraternidade e corresponsabilidade social.”

“Como discípulos e missionários, convidados a evangelizar, sabemos que a força propulsora da transformação social está na prática do maior de todos os mandamentos da Lei de Deus: o Amor, expressado na solidariedade fraterna, capaz de mover montanhas”, escreveu Zilda Arns.

(Alexandre Ribeiro)

Nenhum comentário: