sábado, 16 de janeiro de 2010

Haiti: situação muito dolorosa, diz secretário da CNBB

Dom Dimas Lara esteve no país em comitiva do governo brasileiro
BRASÍLIA, sexta-feira, 15 de janeiro de 2010 (ZENIT.org).- O secretário-geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), Dom Dimas Lara, afirmou que o Haiti passa por uma “situação muito dolorosa” após o terremoto de terça-feira.

Dom Dimas falou à assessoria de imprensa da CNBB ao chegar a Brasília na madrugada de hoje, vindo da capital haitiana, em voo da Força Aérea Brasileira.

O bispo acompanhou a comitiva do ministro da defesa, Nelson Jobim. Dom Dimas expressou sua preocupação em dar apoio espiritual e humanitário às vítimas da tragédia, em especial aos soldados brasileiros em missão de paz no Haiti.

“O arcebispo de Porto Príncipe, dois bispos e centenas de religiosos morreram soterrados, e outras centenas estão desaparecidas no meios dos escombros. Em um sobrevoo pela capital, percebemos que a cidade está em ruínas”, disse Dom Dimas.

Segundo o secretário-geral da CNBB, vários militares brasileiros “só estão com a roupa do corpo, perderam tudo, pois até as condições das bases do Brasil foram seriamente danificadas, tamanha a força do terremoto”.

“Nesse momento eu gostaria de fazer uma homenagem aos nossos soldados. São uns verdadeiros heróis. Trabalhando incessantemente enquanto podem, inclusive chorando as perdas dos companheiros de farda”, disse.

SOS

A CNBB lançou a Campanha SOS Haiti. Em nota divulgada hoje, a presidência do organismo episcopal chama “todas as comunidades eclesiais, paróquias e dioceses a promoverem, no próximo domingo, dia 17, ou no dia 24 de janeiro, ou em outra data conveniente, orações e coletas em dinheiro para as vítimas do terremoto no Haiti”.

“Assim, nos unimos à campanha mundial promovida pela Caritas Internationalis em resposta ao apelo do papa Bento XVI”, afirma a nota.

As doações podem também ser depositadas nas contas: Banco do Brasil - Agência: 3475-4 - Conta Corrente: 23.969-0; Caixa Econômica Federal - OP: 003 - Agência: 1041 - Conta Corrente: 1132-1; Banco Bradesco - Agência: 0606 - Conta Corrente: 70.000-2.

Nenhum comentário: