sábado, 16 de janeiro de 2010

Estados Unidos: Igreja propõe “Dez ações para promover as vocações”

Por iniciativa do Ofício para o Clero, a Vida Consagrada e as Vocações
ROMA, quinta-feira, 14 de janeiro de 2010 (ZENIT.org).- Entre os dias 10 a 16 de janeiro, a Igreja Católica dos Estados Unidos promove a Semana Nacional de Conscientização Vocacional.

Para incentivar os católicos a promover as vocações, Pe. David Toups, Diretor interino do Ofício para o Clero, a Vida Consagrada e as Vocações, da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB), apresentou "Dez ações" que os católicos podem tomar para promover os chamados ao sacerdócio é à vida religiosa.

As cinco primeiras “ações” são dirigidas a todos os católicos e as demais são, essencialmente, um convite aos jovens católicos a dizer "sim" à vocação religiosa.

Dentre as ações direcionadas a todos os católicos, padre Toups convida em primeiro lugar “a orar por um aumento das vocações sacerdotais e para a vida consagrada”, e em seguida a “ensinar os jovens a orar”.

“O Papa Bento XVI declarou que se não se ensina aos nossos jovens como orar, estes jamais sentirão o chamado de Deus por uma relação mais profunda com Ele no discipulado da Igreja”, observou.

A terceira ação destacada pelo presbítero é a necessidade de “convidar jovens e adolescentes ativos a considerar uma vocação para o sacerdócio”, e que é também necessário “torná-la atraente”, mostrando que o sacerdócio constitui um “convite para atuar como um pai espiritual para toda a família da fé”.

Da mesma forma, acrescentou que “a vida consagrada para uma jovem é um chamado a unir-se a Cristo de um modo único, e para ser mãe espiritual para todos aqueles com quem irá se deparar ao longo de seu serviço”.

“O desafio para os sacerdotes e para as religiosas é serem exemplos de alegria em suas vocações”.

Sugestões aos jovens para identificarem sua vocação

Padre Toups dedica as últimas cinco ações aos jovens que começam a discernir sua vocação religiosa convidando-os antes de tudo a “praticar sua fé”. “O objetivo de nossa vida é crescer numa relação profunda, íntima e amorosa com Deus. Entender isso é o primeiro passo que deve ser dado por um jovem que deseja discernir um chamado em sua vida”.

Depois, é preciso “entrar no Silêncio”, “chave para a santidade e a completude”. “Só poderemos ouvir a voz de Deus se estivermos em silêncio”, explica o sacerdote. “Devem tentar ter 15 minutos diários de oração tranquila, pois é aí que será possível começar a receber uma indicação mais clara para a vida”.

“Perguntem a Deus o que quer de suas vidas e saibam que Ele quer sempre o melhor para vocês”.

“Se de fato tiverem sido convidados para o sacerdócio ou a vida consagrada, este será seu caminho para a alegria e a satisfação”.

“Se sentirem que Deus os convida a serem “provados”, procurem um seminário ou uma ordem religiosa. Tenham sempre em mente que o seminário é um lugar de tomada de consciência. Vocês não serão ordenados nem requisitados para fazer voto antes de muitos anos; mas lhes será dada uma ampla oportunidade de explorar as possibilidades de um chamado ao sacerdócio ou à vida religiosa”, concluiu.

(Roberta Sciamplicotti)

Nenhum comentário: