quarta-feira, 15 de outubro de 2008

PAPA FALA DO VALOR QUE PAULO APÓSTOLO ATRIBUIA À IGREJA



"A Igreja é um dos temas fundamentais do ensinamento de São Paulo apóstolo". Assim, o Papa Bento XVI se expressou hoje diante dos milhares de peregrinos e fiéis, reunidos hoje, 15, na Praça São Pedro, no Vaticano, para a Audiência Geral. Por ocasião do Ano Paulino, o Papa deu continuidade às Catequeses sobre o Apóstolo dos Gentios .


O primeiro contato de Saulo de Tarso com o cristianismo deu-se antes da sua conversão, quando ainda era perseguidor da comunidade cristã. Na ocasião, não se conseguia conciliar, com o judaísmo, a fé dos discípulos sobre a pessoa do Filho de Deus e seu papel como Salvador do homem.

Utilizando o termo grego Ekklēsía, que se refere à idéia de uma assembléia convocada por vocação, Paulo destacou o valor fundamental e fundador que Jesus Cristo atribuía à Igreja e à Palavra que anunciava.

O mistério pascal estava ao centro da pregação do Apóstolo, orientada a implantar uma comunidade de fiéis na pessoa de Jesus. O conceito exclusivamente paulino de Igreja, como "Corpo Místico de Cristo" supunha uma identificação mística, que se refletia também no conceito institucional de Igreja. Nela os diversos ministérios e carismas foram exercidos em comunhão com os responsáveis da comunidade nascente.

Com o termo "Templo de Deus", o Apóstolo dos Gentios atribuía à Igreja as características de pureza e diferença específica de um edifício material sagrado. Ao mesmo tempo, era aplicado tal conceito material, repleto da presença divina, a uma comunidade viva e ativa na fé.

Por outro lado, a expressão "Casa de Deus" se referia à Igreja como estrutura comunitária de carinhosas relações interpessoais de caráter familiar.

Saudação em dez idiomas


Depois de sua catequese semanal sobre a figura de São Paulo, o Pontífice passou a cumprimentar os presentes na Audiência Geral, em dez línguas.

Falando em italiano, Bento XVI fez uma saudação particular às Franciscanas Missionárias de Maria e às Servas de Maria Ministras dos Enfermos. A elas pediu que mantenham seus respectivos carismas e continuem, com renovado impulso de caridade, no caminho traçado pelos seus Fundadores.

Enfim, após ter recordado o dia de Santa Teresa de Ávila, que a liturgia celebra hoje, o Santo Padre cumprimentou os grupos de peregrinos de língua portuguesa, concedendo a todos a sua Bênção Apostólica:

"Estimados peregrinos e visitantes de língua portuguesa, a minha mais cordial saudação em Cristo Jesus. Convido a todos, na linha da catequese de hoje, a invocar ao Apóstolo Paulo, para que nos ajude a compreender com maior profundidade o mistério da Igreja, sobretudo para amá-la e cooperar responsavelmente na sua edificação. Com estes votos saúdo os grupos de portugueses que vieram da Arquidiocese de Braga, e os brasileiros de Foz do Iguaçu e de São João da Boa Vista. A todos vós e às vossas famílias dou de coração a minha Bênção Apostólica.


www.canvaonova.com

Um comentário:

Unknown disse...

oi LUcas gostei muito do seu BLOg parabens!!!!!!1