sexta-feira, 17 de outubro de 2008

O SINAL DA CRUZ


EM NOME DO PAI E DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM

A liturgia usa muito a linguagem dos sinais, dos gestos e das posições. O primeiro sinal o mais importante e o mais conhecido é o Sinal da Cruz. Já no catecismo da Primeira Comunhão aprendemos que o Sinal da Cruz é o sinal do Cristão, lembra-se?

O Sinal da Cruz é riquíssimo em significado. por Ele expressamos, anunciamos três verdades ou dogmas fundamentais da nossa religião: o Dogma da Santíssima Trindade, da Encarnação e da Morte de Jesus Cristo.

Quando você diz: "em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo", você está proclamando o Mistério da Santíssima Trindade. Quando você leva a testa as pontas do dedo da mão direita aberta, dizendo": "Em nome do Pai"... você desse com a mão na vertical e toca na altura do estômago continuando: "...e do Filho", você está indicando o mistério da Encarnação: o Filho de Deus desceu ao ceio da virgem Maria. Depois, levando a mão direita para o ombro esquerdo (e do Espírito...") você completa a cruz tocando o ombro direito ("... Santo..."), você está indicando a morte de Jesus na Cruz.

Mas, veja bem: Jesus morreu numa cruz e a cruz é formada por uma haste vertical e uma haste horizontal, não é? O sinal da cruz de muita gente parece mais um espanador ou coisa que o valha. O indivíduo dá uma "espanada", umas "voltinhas" com a mão direita na frente do peito, depois de Ter dado uma apontada com o indicador para cima... mas do que um sinal é um trejeito da Cruz. E depois termina dando um beijinho nos dedos; ou, se quiser, um tapinha na boca. Olhe Cristo não morreu pregado num espanador , mais numa Cruz.

Façamos o sinal da cruz com a mão direita aberta, toque a testa com a ponta dos dedos, dizendo: "Em nome do Pai ..." desça em linha vertical até a altura do estômago: "...e do Filho..." leve a mão ao ombro esquerdo: "...e do Espírito"..., leve a mão ao ombro direito e conclua: "Santo. Amém".

E não precisa dar o "tapinha na boca" nem beijar os dedos. Devemos sempre através de nosso exemplo de Cristãos autênticos buscar corrigir nossos irmãos que ainda não conhecem e ensiná-los o significado importantíssimo do sinal da cruz, usando-o é claro, o bom senso para não ferir nem magoar ninguém. Sinal este que hoje, muitas vezes, passa despercebido seu verdadeiro significado.

PERSIGNAÇÃO

Nós cristãos temos este belo costume de persignar-se, ato ou efeito de benzer-se, fazendo três cruzes com o dedo polegar da mão direita, uma na testa outra na boca e outra no peito. Existe uma piedosa explicação que nos diz que a cruz na testa é para Deus nos livrar dos maus pensamentos; na boca, para nos livrar das más palavras; e, no peito, para nos livrar das más ações.

Mas existe um sentindo Litúrgico mais abrangente e expressivo para o verdadeiro cristão autêntico na fé e na boa nova do Evangelho: A cruz na testa , lembra que o Evangelho deve ser entendido, estudado, conhecido; a cruz nos lábios lembra que o evangelho deve ser proclamado, anunciado (missão de todo cristão); e a cruz no peito, à altura do coração, nos indica que o evangelho, acima de tudo, deve ser vivido, pregado e testemunhado por todos os que acreditam que Cristo ressuscitou.

Também o Cristão que for fazer a proclamação e leitura da Boa Nova, deve fazer a cruz na leitura do Evangelho a ser lido, indicando com isso que cada palavra pronunciada seja um despertar para cada cristão ser luz e sal para o mundo.

O momento em que geralmente fazemos o persignar-se é na liturgia da palavra, quando nos preparamos para ouvir a Palavra de Deus. Devemos com isso também estar-mos de Pé, indicando com essa posição, que estamos prontos para seguir, dispostos a marchar com Jesus para onde Ele nos levar.

Fonte: Livro Os Sacramentos

7 comentários:

мαяcєlσ disse...

fala aiii...
gostei muito do seu blog..
muito emterresante..
vou visita sempre...
wlv....
fok com deus.

Lorena Barreto disse...

Caraca Lucas obrigada pelo esclarecimento e pela clareza com que foi dito tudo isso !
Muito rico em informações .
Engrandeceu me!
Bjos anjo

Lorena Barreto disse...

Nossa Lucas Parabéns!
Muito bem colocado.. Me esclareceu muitas dúvidas!
Bjos

Anônimo disse...

Parabéns Lucas pelo esclarecimento!
Tenho certeza que muitos Cristãos não tem a idéia da importância do que foi escrito!
Bjos

TUDO É POSSIVEL AO O QUE CRER ... disse...

essa formação do sinal da cruz está sendo ótimo pq tem muitas pessoas q não sabem o significado!!!muito emteresante.... FICA COM DEUS!

Anônimo disse...

Olá Lucas...
De mta valia seu texto sobre Sinal da CRuz..
Fik mto feliz em ser sua amiga.parabéns
K DEus te ilumine a kda dia +

Anônimo disse...

lucas respeito o seu ponto devista sobre esse asunto,mais se olhar-mos mais detalhadamente sobre esse assunto vc pronuciou a palavra haste que segnifica um pedaço de metal ou ferro na paralela, em perpedicular ou 90 graus.digo isso por que se pode usa lo tambem assim enforma de t, mais nao foi o caso de jesus, se vc olhar joao 3:14,15 vai perceber que tipo de estrumento de tortura ele foi erguido como ele memso disse que iria acontecer ai vc da uma olhada em numeros 21:8,9. e se vc for examinar acobra nao tem menbros era exatamente como jesus descreveu como ele morreria. lucas é so vc raciocinar filho, nos dias de jesus que estrumento ele morreu entao se nao num pedaço de madeiro em perpedicular e olha que ele memso disse isso la em numeros, espero que vcs examine essas evidencis um abraço para todos fiquem com deus.