quarta-feira, 17 de novembro de 2010

MARIA TEVE PECADO?

Por Marcos Paulo Teixeira

Este texto tem a finalidade de esclarecer a posição de Maria Santíssima em relação ao pecado e a salvação. Existem muitas afirmações como, por exemplo: se Maria não teve pecado como poderia ter sido salva? Vou responder a essa pergunta, mas antes, comentarei as passagens bíblicas que os protestantes usam para tentar provar que Maria teve pecado. Se o cristianismo fosse unido a tal ponto da Sagrada Tradição não ser motivo de dúvidas para muitos, seria muito mais fácil demonstrar a doutrina da imaculada conceição ao longo dos séculos entre os pais da Igreja, santos e doutores. Mas como no Brasil as pessoas acham que a Bíblia é a única fonte de revelação (esquecendo da Sagrada Tradição e do Sagrado Magistério) vou me deter apenas nas sagradas escrituras.

Vejamos as seguintes passagens:

“com efeito, todos pecaram e todos estão privados da glória de Deus...” (Rm 3,23)

“Se dizemos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós” (1 Jo 1,8)

Para um protestante isso basta para ter a “certeza” que Maria teve pecado. Para completar o seu raciocínio ainda usam as palavras de Maria: “meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador” (Lc 1,47).

Vamos responder! Primeiramente gostaria de lembrar que essa questão não é nova para Igreja. Durante muitos séculos grandes santos teólogos estudaram a fundo a questão.

A primeira afirmação que faço é que MARIA FOI SALVA POR JESUS. Sim, Maria também precisou de um salvador, porém, a mãe de Deus foi salva de uma maneira diferente. Existe duas maneiras de ver a salvação. A primeira, que é mais comum, é a salvação pelo perdão dos pecados cometidos. A segunda, é a salvação pela preservação dos pecados.

A Bíblia fala disso? Sim! Veja:

“Àquele, que é poderoso para nos preservar de toda queda e nos apresentar diante de sua glória, imaculados e cheios de alegria, ao Deus único, Salvador nosso, por Jesus Cristo, Senhor nosso, sejam dadas glória, magnificência, império e poder desde antes de todos os tempos, agora e para sempre. Amém.” (Judas 1,24)

Se Deus pode tudo, não poderia ele preservar alguém do pecado? Isso também é salvação!

Imaginemos uma situação. Um cego vai atravessar a avenida, mas no momento da travessia um caminhão desgovernado vem em sua direção e, caso a colisão aconteça, ele morrerá. No momento em que cego estava na metade do caminho um jovem empurra o cego para fora da pista salvando sua vida. Outra maneira de salvar o cego seria o jovem ter chegado um pouco antes e não ter permitido que o cego prosseguisse seu caminho naquele momento.

Concordam comigo que as duas maneiras salvariam a vida do cego? Da mesma forma, Maria foi salva por Jesus por preservação do pecado. Também não é coerente pensar que aquela que carregou Jesus por nove meses no seu ventre, estivesse, nem que fosse por alguns segundos, sob o domínio do pecado.

Agora vamos para a explicação das citações:

“com efeito, todos pecaram e todos estão privados da glória de Deus...” (Rm 3,23)

Incluir Maria nesse “todos” não seria razoável? Se essa maneira de pensar prevalecer, Jesus também estaria incluído nesta lista, pois o filho de Deus, verdadeiramente se fez homem. Jesus, mesmo sendo Deus, é 100% homem. Ele assumiu a nossa natureza. Porém nenhum cristão aceitaria a hipótese de Jesus ter pecado. Logo, Jesus é uma exceção a Rm 3,23 e 1Jo 1,8.

O próprio São Paulo faz essa exceção: “... Ao contrário, passou pelas mesmas provações que nós, com exceção do pecado.” (Hb 4,15).

Além de Jesus, existem outras exceções? SIM! O problema mais uma vez é de interpretação.

Vamos ler novamente as passagens:

“com efeito, todos pecaram e todos estão privados da glória de Deus...” (Rm 3,23)

“Se dizemos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós” (1 Jo 1,8)

Todos pecaram... é verdade!!! Mas de que tipo de pecado as duas passagens estão falando? Do pecado original ou de pecado que cometemos?

O pecado original não é cometido, é uma herança!

João está se referindo aos pecados cometidos, tanto é que a continuação dos versículos ilustram muito bem isso: “Se reconhecemos os nossos pecados, (Deus aí está) fiel e justo para nos perdoar os pecados e para nos purificar de toda iniqüidade. Se pensamos não ter pecado, nós o declaramos mentirosos e a sua palavra não está em nós” (1Jo 1,9- 10). Logo, ninguém confessa o pecado original. Apenas os cometidos!

Então, há exceções a Rm 3,23 e 1Jo 1,8 além de Jesus? Sim... milhões!!!!

O pecado só válido se eu tenho consciência do pecado. Como poderia pecar uma criança de alguns meses que ainda não conhece as leis de Deus?

Vejam que essas passagens não servem para impugnar o dogma da imaculada conceição, pois Rm 3,23 e 1Jo 1,8 trata de um outro tipo de pecado, ou seja o pecado cometido.

Vou agora mostrar que Maria também é uma exceção, assim como Jesus.

“Entrando, o anjo disse-lhe: “Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo”. Perturbou-se ela com essas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação.” (Lc 1,28-29).

Na Bíblia, quando Deus vai conferir uma missão especial para alguém o nome é trocado por um outro nome que represente a sua missão. Assim foi com Abraão, que de pai de uma aldeia tornou-se pai de um povo. Assim foi com Simão, que tornou-se Pedro, significando o rochedo que representaria para a Igreja. Saulo que se tornou Paulo, de perseguidor a apóstolo. Enfim, o nome mudado tem um significado muito especial.

Quando o anjo saudou Maria, a chamou de “Ave cheia de graça”. Ninguém em toda a história do povo de Deus teve tamanha importância para ser chamado Ave cheia de graça. Maria é aquela que é CHEIA da graça de Deus! Como poderia ter espaço em seu coração o pecado? Tamanho impacto foi essa visita do anjo que Maria ficou a pensar no que significaria semelhante saudação. Lógico! Imagine Maria se perguntando: Eu sou cheia de graça?

Mas o que teria de importante nesta saudação para perturbar Maria?

Primeiro, como eu disse, não foi uma saudação. Nesse momento o anjo conferiu um novo nome à Maria. Em grego “Kaire, Kekaritomene”.

Na tradição bíblica, quando alguém era saudado com Kaire, um título ou um nome deveria acompanhar imediatamente o termo Kaire. Veja um exemplo: “Os soldados teceram de espinhos uma coroa e puseram-lhe sobre a cabeça e cobriram-no com um manto de púrpura. Aproximavam-se dele e diziam: “Salve, rei dos Judeus!”. E davam-lhe bofetadas.” (Jo 19, 2-3). O nome de Maria agora seria “cheia de graça”.

Kekaritomene significa agraciada de um modo completo. Neste caso, agraciada não significa um termo no passado. Significa um termo que se completou no passado e que resulta num tempo presente. Ou seja, Kakaritomene (que foi agraciada) significa que Maria nasceu na graça e permanece na graça. Maria foi preservada do pecado no seu nascimento e não está sob a ação do pecado em sua vida.

Entenda o que diz Paulo: “Não pretendo dizer que já alcancei (esta meta) e que cheguei à perfeição. Não. Mas eu me empenho e conquistá-la, uma vez que também eu fui conquistado por Jesus Cristo. Consciente de não tê-la ainda conquistado, só procuro isto: prescindindo do passado e atirando-me ao que resta para a frente, persigo o alvo, rumo ao prêmio celeste, ao qual Deus nos chama, em Jesus Cristo.” (Fl 3, 12-14).

Paulo está falando de um estado de graça a qual busca e tem como um alvo. Quando o anjo diz a Maria Kekaritomene (cheia de graça), fez Maria pensar no significaria. Mas o anjo vem lembrar a Maria que ela é CHEIA de graça e, essa mesma graça, Paulo procura constantemente. Maria é cheia da plenitude da graça! Não há espaço para o pecado no coração de Maria!

O tempo verbal usado pelo anjo é perfeito, ou seja, é de caráter permanente! A língua portuguesa é pobre para expressar isso.

Mudando um pouco de foco. A arca da Aliança era o referencial de sagrado para o povo de Deus. Tão pura que era digno de morte se caso alguém se descuidasse no transporte da arca. (Cf 2Sm 6, 1-9). Se Arca da antiga aliança já era considerada santa, como não considerar Maria, a arca que carregou em seu seio não a lei, mas o próprio Deus feito homem?

Em Ex 25, o próprio Deus dá instruções sobre a construção da Arca que deveria ser boa desde a sua construção. Analogamente, a nova Arca (Maria) não poderia ser ruim desde o seu início. Por isso, Maria foi preservada, por Deus, do pecado original que herdamos dos nossos pais, e por méritos do seu filho, ela também não esteve um momento sequer sob o domínio do pecado. Ela não esteve um momento sequer longe do seu filho, em corpo e em alma.

Agora vem a pergunta: Maria é a Arca da Nova Aliança?

Para ser a Arca, Maria teria que preencher três critérios. Ou seja, dentro dela precisaria conter três critérios.

A Arca do antigo testamento continha o Maná, o varão de Araão e os Dez Mandamentos. Será que Maria teve tudo isso dentro de si? Vejamos:

1 – “Jesus respondeu-lhes: “Em verdade, em verdade vos digo: Moisés não vos deu o pão do céu, mas o meu Pai é quem vos dá o verdadeiro pão do céu; porque o pão de Deus é o pão que desce do céu e dá vida ao mundo.” (Jo 6, 32-33). Realmente Maria carregava o verdadeiro Maná dentro de si.

2 – “Portanto, irmãos santos, participantes da vocação que vos destina à herança do céu, considerai o mensageiro e pontífice da fé que professamos, Jesus.” (Hb3,1) Ele é o verdadeiro varão, o sumo sacerdote.

3 – “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos sua glória, a glória que o Filho único recebe do seu Pai, cheio de graça e de verdade.” (Jo1,14). Maria carregou a palavra encarnada em seu seio.

Logo, Maria é A ARCA DA NOVA ALINÇA! Ela preenche o três critérios!

Quando Moisés foi consagrar o tabernáculo aconteceu que: “... a nuvem cobriu a tenda de reunião e a glória do Senhor encheu o tabernáculo.” (Ex 40, 34). Da mesma forma aconteceu com Maria: “..O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra.” (Lc 1,35). Não há como negar que Maria seja a Arca da Nova Aliança!

O Rei David pulou, dançou e se alegrou na presença da Arca: “Davi dançava com todas as forças diante do Senhor, cingido com um efod de linho. O rei e todos os israelitas conduziram a arca do Senhor, soltando gritos de alegria e tocando a trombeta.” (2Sam 6, 14-15). Da mesma forma, quando Maria visitou sua prima Isabel aconteceu algo semelhante: “Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor? Pois assim que a voz de tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria no meu seio.” (Lc 1,43-44). João estava dançando diante da Nova Arca, Maria! David fez uma exclamação semelhante: “como pode a Arca do Senhor vir até mim?”

Depois disso, “ficou a arca do Senhor três meses na casa de Obed-Edom de Gat e o Senhor abençoou-o com toda a sua família.” (2Sm 6,11).

Agora compare com “Maria ficou com Isabel cerca de três meses. Depois voltou para casa.”(Lc 1,56).

Vejamos agora o que diz Paulo: “A Lei, por se apenas a sombra dos bens futuros, não sua expressão real, é de todo impotente para aperfeiçoar aqueles que assistem aos sacrifícios que se renovam indefinidamente cada ano.”(Hb 10,1).

Paulo nos lembra que a antiga aliança é apenas uma sombra dos bens futuros. Logo, é de se esperar que a manifestação de Deus em Maria seja muito superior que a antiga arca. Há uma promessa: “Porei ódio entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” (Gn 3,15). Há uma promessa de uma nova EVA. E essa promessa se realiza em Maria a nova EVA, agora chamada de AVE. A descendência dessa mulher esmagaria a cabeça da serpente.

Sugiro para a conclusão desse raciocínio o texto QUEM É ESSA TEMÍVEL COMO UM EXÉRCIO EM ORDEM DE BATALHA: http://marcospauloteixeira.wordpress.com/2010/05/02/quem-e-essa-temivel-como-um-exercito-em-ordem-de-batalha/

Se Maria fosse concebida em pecado, ou estivesse sob o domínio do pecado, um segundo sequer, ela seria menor que EVA e Deus não teria cumprido sua promessa em Gn 3,15.

Oh Maria Concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos à vós!

Um comentário:

Anônimo disse...

Isso mostra que vc não tem interpretação do espirito santo para com as escrituras sagradas. Se maria teve pecado ou não, o importante e que só JESUS SALVA.E que SÓ ELE TEM A CAPACIDADE DE FAZER LIGAÇÃO ENTRE DEUS E OS HOMENS!O culto a maria e uma das maiores heresias que a igreja católica criou e sem nenhuma base bíblica, pois só existe UM ÚNICO DEUS QUE DEVE SER ADORADO.Mas nas sagradas escrituras revelam que nos últimos dias aparecerão falsos mestres que enganaram o povo.Esse artigo e um prova viva disso.