quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Comentários sobre a REENCARNAÇÃO

Por Marcos Paulo Teixeira

Agora é moda a mídia colocar a doutrina da reencarnação como uma evolução do pensamento religioso e científico. Não é raro ligarmos a televisão e vermos alguns artistas globais se declararem espíritas. Mas na verdade‚ a maioria não sabem nem do que se trata.

Reencarnação significa a volta da mesma alma humana (espírito) a este mundo‚ e assim esta vai assumindo corpos sucessivos até chegar à “perfeição”. Poderia já agora perguntar: o que é perfeição? Será que isso parece com uma busca de criança que assite Peter Pan em busca da terra do nunca? Mas não vou levar esse texto por esse lado! Vou analisar algumas fundamentações dos espíritas em favor da reencarnação.

A – As desigualdades: os espíritas dizem que o fato de uns nascerem fisicamente perfeitos e ricos‚ ao passo que outros nascerem pobres e/ou fisicamente doentes‚ só poderia ser explicado pelo fato de que vidas anteriores deixassem dívidas para serem pagas nesta vida presente‚ nas quais são baseadas na lei do Karma.

Respondo: Deus é livre pra criar quem Ele queira. O mundo diversificado e cheios de criaturas diferentes é que faz a beleza do universo. Não existe ninguém igual. Um mundo onde todos fossem iguais seria um tédio. Outra coisa‚ quem foi que disse que se precisa de dois braços para ser feliz? Quem foi que disse que só os ricos são felizes? Será que não ter é mais importante que do não ser? Essa teoria esquece que o sofrimento‚ que cada um carrega‚ nos ensina a viver e nos amadurece. Uns mais e outros menos‚ mas as desigualdades sociais catastróficas tem‚ na verdade‚ outra explicação: o egoísmo humano. Certa vez perguntaram para Madre Teresa: “Por que Deus permite que os pobres da África passem fome?”. Ela respondeu: “Por que é que nós permitimos que os pobres da África passem fome‚ já que temos comida suficiente?”. Veja só que bela resposta! O problema da fome e do sofrimento não está ligado à vidas passadas‚ mas sim às decisões que tomamos no presente. A lei do Karma reduz o conceito de Deus ao de um tirano que paga os nossos pecados com a mesma moeda. Como pode alguém dizer que o espiritismo é cristão? No cristianismo‚ Deus é aquele pai que perdoa imediatamente o filho pródigo que volta a casa do Pai. “vou me levantar e irei a meu pai‚ e lhe direi: Meu pai‚ pequei contra o céu e contra ti; já não sou digno de ser chamado teu filho. Trata-me como a um dos teus empregados. Levantou-se‚ pois‚ e foi ter com seu pai. Estava ainda longe‚ quando seu pai o viu e‚ movido de compaixão‚ correu-lhe ao encontro‚ o abraçou e o beijou.” (Lc 15‚ 18-20). Deus não é Hamurabi‚ Ele não nos trata olho-por-olho e dente-por-dente. Pegunto: se o comunismo funcionasse como ficaria as reencarnações?

Outra coisa‚ a justiça só é feita quando o réu sabe o motivo pelo qual está sendo penalizado. Ora‚ ninguém saberia dizer por que hoje está “reencarnado”.

B – As vidas pregressas: Os espíritas alegam que durante um transe hipnótica podemos recordar vidas anteriores.

Respondo: Muitas pessoas‚ em transe hipnótico‚ relatam cenas de vidas anteriores. Ok. Agora vale lembrar que tudo isso são apenas relatos do próprio narrador na vida presente. Ora‚ nós usamos apenas cerca de 12% da nossa consciência psicológica e o restante ficam no nosso inconsciente. Isso sim é fato! Se temos 88% ainda não explorados‚ como saber se‚ durante um transe hipnótico‚ as cenas e imagens que criamos não seriam frutos desse imenso universo que é o inconsciente? Será que é mais lógico dizer que alguém foi rei da Inglaterra no século V do que dizer que pode se tratar de confabulações em estado de transe?

C – Os gênios: Os espíritas alegam que os gênios são espíritos que já se aperfeiçoaram em vidas anteriores.

Respondo: Mais uma afirmação vaga! Quem observa os gênios‚ verifica que eles não nasceram sabendo‚ mas que tiveram sim uma grande facilidade de concentração e apredizagem. Associada a isso acrescento a vontade de aprender. Não seria mais fácil chamar alguém‚ que use 1% a mais do cérebro‚ de gênio‚ do que alegar que são espíritos evoluídos? Se você já assistiu o filme “Mãos talentosas” que conta a história de Ben Carson‚ o mais famoso neurocirurgião pediátrico do mundo‚ vai constatar que ele era um péssimo aluno na escola‚ até um dia resolver dar a volta por cima. Eu duvido que algum espírito tenha dito pra Bem Carson‚ ainda criança: você é um espírito evoluído!

D – A paramnésia (dejavú) – Já aconteceu com você‚ ao passar por um determinado lugar jamais visitado‚ ter a impressão de já ter estado aí? Pois é‚ como já! Os espíritas alegam que isso só pode ser explicado por vidas anteriores. Ou seja‚ na vida anterior‚ você já teria passado por aquele lugar.

Respondo – Há muitas situações que podem provocar tal fenômeno.

1) As vezes a pessoa não esteve conscientemente naquele lugar‚ mas esteve inconscientemente. O inconsciente‚ mesmo de um bebê de colo‚ quarda todas as informações externas dos ambientes que por onde passou. Digo‚ imagine uma criança que foi levada para passear num parque‚ depois de 30 anos‚ ela volta nesse mesmo lugar e certas cenas fogem do inconsciente para o consciente‚ e a pessoa tem a impressão que já esteve ali.

2) As vezes acontece isso quando viajamos para outros países. E agora‚ se eu nunca visitei tal país antes? Existe no cérebro dois tipos de memória‚ uma recente e a outra antiga. Quando você pergunta o telefone de um cliente‚ depois de alguns segundos‚ se você não o anotar‚ já o esquecerá. Porém você não consegue esquecer aquela festa de 15 anos com todos os seus parentes e amigos. Pois bem‚ a primeira chama-se memória curta‚ rápida ou recente e a outra chama-se memória remota ou antiga. A memória recente está a todo instante se refazendo‚ já que muitas informações não precisam ficar quardadas. Quando fatos da memória antiga são perdidos‚ o cérebro procura encontrar uma maneira para preencher o espaço que ficou vazio‚ preenchendo a memória antiga com a recente. Pra ficar mais claro vou dar um exemplo: Imagine você passeando pela primeira vez em Paris, quando você tem a impressão que já passou por aquela rua. O que aconteceu? Aconteceu que algo antigo‚ já guardado na sua memória foi esquecido‚ e imediatamente o cérebro preencheu essa lacuna com a memória recente‚ ou seja‚ a visão da rua naquele momento estava sendo guardado na memória antiga. Daí vem a sensação de dejavú.

3) Pode acontecer de alguém ver fotografias e filmes de determinados lugares e ter a impressão que já passou por ali.

4) Existe também a explicação pela hiperestesia. Há pessoas cujo o inconsciente é capaz de ler o inconsciente de outras pessoas. Ora‚ se eu nunca estive em Paris‚ eu posso ter estado do lado de alguém que já esteve em Paris.

5) Há também a explicação pelas semelhanças. Alguns lugares e objetos são tão semelhantes com outros com que tivemos contato e não prestamos atenção que nos dão a impressão de dejavú.

Enfim‚ existem muitas explicações de cunho cientifico que explique esse fenômeno. A única explicação sem embasamento científica é a reencarnação.

É como diz o ditado: “Se quiseres‚ confia na pata do coelho; mas lembra-te de que ela não deu sorte nem sequer ao coelho.”

Sugiro as seguintes leituras:

Orígenes e a reencarnação: http://marcospauloteixeira.wordpress.com/2008/12/13/origem-e-reencarnacao/

Consulta aos mortos e a psicografia: http://marcospauloteixeira.wordpress.com/2010/04/08/sobre-a-psicografia/

Nenhum comentário: