quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Juventude carismática, assuma o protagonismo deste tempo

Em mais uma catequese, o coordenador nacional do Ministério Jovem, Márcio Zolin, convida a juventude carismática ao protagonismo nestes tempos, nos incentiva a uma séria reflexão. Nós convidamos você a investir uns poucos minutos para a sua leitura. Leia, pense e partilhe!

“Já não estou no mundo; mas eles permanecem no mundo e eu volto a Ti. Pai Santo, guarda em teu nome os que me deste, para que sejam um como nós” (Jo 17,11).

Uma oração do Filho para o Pai. Uma oração feita em favor de seus discípulos e na qual fomos incluídos: “não rogo somente por eles, mas pelos que, por meio de sua palavra crerão em mim” (Jo.17,20). É comovente saber que nós, seus seguidores de hoje, estávamos naquele pedido do Senhor. Emoção que vem carregada de forte dose de responsabilidade. Afinal, temos nos esforçado para realizar esse desejo de unidade do coração do nosso Senhor?

É algo sobre o qual temos que pensar seriamente. Porque o mal tem agido de forma muito bem articulada. Propagado conceitos quase em uma só voz. Dissemina-se em programas de televisão, pela internet e em tantos outros instrumentos de comunicação. Não! Não estamos culpando os meios! Estes podem ser usados para o bem ou para mal. O problema é que os mesmos têm sido empregados largamente para difundir valores que ferem os ensinamentos de Jesus Cristo. A fé da Igreja Católica!

Vejam quantas novelas tentando promover falsas doutrinas, desprestigiando o cristianismo. Por que será que os católicos são sempre apresentados como neuróticos nas novelas? Por que usam o Santo nome de Jesus, sempre em tom de desequilíbrio? Vejam a articulação promovida por muitos meios contra valores que fazem parte da nossa essência: como a castidade, simplicidade e humildade. A vida de santidade é desprezada. E tudo isso com trilha sonora. Já perceberam que sempre toca uma “musiquinha” romântica? O casal que acabou de se conhecer, no filme, por exemplo, passa a ter uma vida íntima. A mulher casada, porque tem algum problema no casamento, trai seu marido. E tudo parece tão normal, ao som de uma linda canção....

E quanto a nós? O que temos feito? Será que estamos vivendo a unidade, em nossos Grupos, obedecendo às moções dadas pelo Senhor? Ou temos cuidado apenas da própria vida, enquanto a cultura da morte vai ganhando terreno e reinando absoluta? Tomemos por exemplo a campanha de assinaturas contra o aborto. Faz mais de quatro anos que demos inicio a esta mobilização nacional para reunir um milhão de assinaturas e ainda nos faltam mais de cento e trinta mil.

Vamos nos unir e trabalhar juntos? Vamos aderir às mesmas causas? Vamos encher a internet com o cristianismo? Mostrar a voz e o rosto de Cristo no mundo virtual?

Vamos fazer que nossa juventude carismática assuma o protagonismo deste tempo.

Em Cristo Jesus. Abraço fraterno!

Márcio Zolin

Coordenador Nacional do Ministério Jovem/RCC Brasil

Nenhum comentário: