quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Aborto vira tema de exposição

Mostra faz parte do movimento "Brasil Sem Aborto" que é contra a aprovação do projeto de lei 1135/91.

Igor Prado

ESPECIAL PARA O DIA

O movimento nacional, da iniciativa civil “Brasil Sem Aborto”, chega a Teresina com ação que promete gerar discussão, reflexão e polêmica. Através de uma instalação que realizam no espaço do Riverplay, na área central de um shopping da capital, eles pretendem colocar a olhos da população de jovens e adultos da capital piauiense um questionamento acerca da descriminalização do aborto.

A maneira escolhida para convocar atenção da sociedade e da mídia vem através de um pequeno complexo, em espaço quadrado meio aos brinquedos, quiosques e atrações do Riverplay. Pequenos biombos, em um número de seis, alternam imagens e vídeos do que Fernando Lobo, representante cearense do “Brasil Sem Aborto“, considera como “duas faces da mesma discussão. De um lado, representações por fotos com figuras de bebês sadios e mães. No outro, um vídeo de aproximadamente 11 minutos que mostra, de forma chocante e alternada, manifestantes de movimentos contra aborto em todo o mundo sendo espancados por policiais e imagens de corpos de fetos - muitas vezes mutilados.

Fernando Lobo, que também é coordenador da instalação, defende a estrutura na afirmativa de crianças não podem atingir a altura necessária para ver os vídeos, que estão erguidos dentro de caixas a 1m80cm de altura. “A missão é mostrar a realidade para a mulher. Há quem defenda o aborto como uma coisa simples, mas, na verdade, é um assassinato cruel”, afirma ele.

Cléber Costa, representante nacional do “Brasil Sem Aborto”, que também está em Teresina para acompanhar o espaço e divulgar, completa o discurso. “Qualquer aborto, por mais que a clínica seja estruturada e própria para o espaço, é um procedimento que põe em risco a vida da mulher”, expõe o representante nacional.

A instalação fica em Teresina até o dia 15 de outubro. Em Teresina, o movimento sem fins lucrativos possui apoio da Comunidade Católica Shalom. Contudo, Fernando Lobo afirma que a iniciativa não possui vínculos com nenhum credo ou instituição política. “É um movimento supra religioso e suprapolítico, contamos apenas com apoio, mas aceitamos adesão de pessoas de todas as religiões e de vinculações políticas”, afirma ele.

O representante nacional do “Brasil Sem Aborto”, Cléber Costa, afirma que uma das principais ações do movimento é agir contra a aprovação do projeto de lei 1135/91, através de com apoios e pressões aos parlamentares. O projeto de lei que tramita no Plenário Nacional há 19 anos, propõe suprimir o artigo que caracteriza crime o aborto provocado pela gestante ou com seu consentimento.

“Contabilizamos o apoio de 230 deputados do total de 513”, afirma Cléber Costa. Eles também lançam em Teresina a campanha “A Vida Depende de Seu Voto”, que mostra no site oficial do movimento (www.brasilsemaborto.), uma listagem de candidatos com.brque assumem publicamente serem contra a liberalização do aborto.

http://www.sistemaodia.com/jornal/cadernos/dia_4707bb2d0e6b0b2d3285c7006b5b4d2f.pdf

Nenhum comentário: