sexta-feira, 4 de março de 2011

Princípio da Consciência de Identidade

A Palavra nos esclarece, na passagem de Efésios 1, 3 - 6: “Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que do alto do céu nos abençoou com toda a bênção espiritual em Cristo, e nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis, diante de seus olhos. No seu amor nos predestinou para sermos adotados como filhos seus por Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua livre vontade, para fazer resplandecer a sua maravilhosa graça, que nos foi concedida por ele no Bem-amado”.

O Catecismo da Igreja Católica, nos números 1701 e seguintes, explica que na revelação do mistério do Pai e de seu amor, Cristo manifesta plenamente o homem ao próprio homem e lhe descobre sua altíssima vocação. Em Cristo, “imagem do Deus invisível”, foi o homem criado à imagem e semelhança do Criador. Em Cristo, Redentor e Salvador, a imagem divina, alterada no homem pelo pecado, foi restaurada em sua beleza original e enobrecida pela graça de Deus. É maravilhoso saber que temos a nossa imagem e semelhança divina restaurada por Jesus Cristo e enobrecida pelo Espírito Santo.

O mundo nos propõe uma imagem caricata, viramos uma caricatura, uma semelhança pobre, inapta, distorcida, uma imitação burlesca, ridicularizada do que nascemos para ser. Quando a pessoa tem a sua imagem distorcida ela perde a consciência de sua identidade, de sua verdadeira imagem e sua vida também fica distorcida, confusa, cheia de conflitos. Quando a pessoa readquire a verdadeira consciência de sua identidade, sua vida é restaurada. Ninguém consegue oprimir e roubar a dignidade de uma pessoa consciente de sua identidade de filho (a) de Deus. A firmeza de uma convicção interior desconcerta o mundo. Foi assim com Jesus, deve ser assim conosco.

Além da consciência de nossa identidade de filhos de Deus, precisamos estar conscientes de nossa identidade batismal. Pelo batismo somos enviados a anunciar Jesus Cristo e a força do seu Evangelho, no poder do Espírito Santo. Uma prática para nos ajudar a lembrar sempre quem somos em Jesus e na Igreja: quando acordarmos de manhã, mesmo antes de levantar, deleitarmo-nos por um momento na alegria de ser filho e colocar, de novo, a nossa vida a serviço, reafirmando a Deus nossa missão de batizados. Sempre que colocamos nossa vida diante de Deus recebemos uma força nova, uma unção nova, uma nova disposição interior.

Maria Beatriz Spier Vargas
Secretária-Geral do Conselho Nacional da RCCBRASIL

Nenhum comentário: