quinta-feira, 17 de março de 2011

Índia: escola católica sofre ataque

No Estado de Karnataka, segunda agressão em um mês
Mais uma vez uma escola católica na Índia converteu-se em objetivo da violência fundamentalista.

A escola da Divina Providência, em Tilakwadi, na diocese de Belgaum (Estado de Karnataka), foi atacada na noite de 22 de fevereiro por vândalos. Eles destruíram os vidros da escola e danificaram suas estruturas.

A agressão – como conta a agência vaticana Fides – gerou pânico entre as religiosas canossianas, responsáveis pela unidade, e também entre os estudantes e os padres. Não houve feridos.

O bispo de Belagum, Dom Peter Machado, expressou sua profunda preocupação com o episódio. Trata-se do segundo ataque a uma escola católica na região em um mês.

O vigário geral da diocese de Balgaum, padre Lucio Mascarenhas, disse que os católicos estão alarmados porque temem que “possa ser uma reação de fundamentalistas hindus após protestos feitos por cristãos em Karnataka nas últimas semanas”.

A Igreja local realizou nesta segunda-feira, junto a cristãos de outras confissões, uma marcha de protesto pacífico.

Os manifestantes rejeitam publicamente o informe do juiz B. K. Somasekhara, que nega a responsabilidade de grupos extremistas hindus nos atos violentos anticristãos registrados em 2008 em Karnataka.

Os cristãos apresentaram às autoridades de Belgaum um documento que pede “urgente proteção”, rejeição do informe de Somasekhara, revisão de processos contra cristãos (330 são acusados de atos de violência) e que se confie a responsabilidade de investigar a violência de 2008 ao Central Bureau of Investigation, órgão federal

Nenhum comentário: