terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Musicas dos Protestantes ... É bom escutarmos?


Pergunta:

É desaconselhável um catolico escutar musicas dos protestantes? Eu gosto muito de alguns cantores evangelicos e creio que não tem nada de mau porque falam do mesmo Deus e escutar significa praticar o ecumenismo que o Papa nos convida a fazer. Além de se sentir bem, as vezes mais que com os louvores catolicos.

Resposta:

Vamos por partes, uma vez que não é simples e nem facil afirmar que é algo bom o que um catolico sinta escutando cantos protestantes sem nenhum critério a seguir.

Em primeiro lugar baseando no catolico comúm, que normalmente é a maioria e ou que estão em algum movimento mas sem nenhuma formação solida da fé e doutrina, NÃE É NADA RECOMENDAVEL AS MUSICAS PROTESTANTES.

Algumas razões para entender melhor são as seguintes:

1- Qualquer tipo de canção ou canto que leve "letra" sempré terá em seu corpo algum vestigio ou rastro do autor que a compôs. No caso das musicas protestantes é igual.

Não se pode separar a "teologia" ou crença doutrinaria dos irmão separados da letra de seus cantos. Se pensarmos assim seria muita ingenuidade. Em muitas ocasiões o catolico que canta estas musicas adquire"frases" e "idéias" no puro estilo protestante. Um exemplo é escutar repetidamente de alguns leigos catolicos "o sangue de Jesus nos cobre", que é exatamente o que dizia Martinho Lutero, enquanto que nós cremos que não somente nos cobre como algo externo mais que nos transforma interiormente e nos santifica.

Estas e outras frases como "só Jesus salva", "somos salvos somente pela fé", "sou salvo", " religião não salva ninguém" são absorvidas por se ter contato com cantos protestantes, rádio protestantes, pregações protestantes, programas de TV, etc...

Isso implica na lenta e gradativa "perda da identidade do católico". A realidade nos ensina que muitas vezes foi desta mandeira que iniciaram e acabaram em seitas pois se cria um ambiente de admiração, aonde a base da fé é sentir-se bem emocionalmente. E também existe alguns compositores que acabaram sendo influênciados por tais musicas protestantes. Há algum tempo, algo similar foi dito pelo Padre Zezinho que é um dos grandes compositores da musica catolica e dizia que era necessário que se cuidasse mais sobre este aspecto e se revisasse as musicas que foram composta sem alguma acessoria.

2- Desafortunadamente existem catolicos "comprometidos" com a Igreja que usam a idéia de que "não tem nada de mau" para defender a "apreciação" destes tipos de canções".

Esta forma de pensar tem critérios errôneos pois coloca de lado o critério objetivo e se baseia unicamente no " gostar " ou "sentimentos", como se o que importasse é a beleza somente. É a mesma coisa que um catolico que escuta as pregações protestantes porque "gosta" e são bonitos. Estas atitudes nada tem a ver com o autentico ecumenismo senão um tipo de ecumenismo ingênuo, sincretismo, onde se coloca de lado as orientações do Magistério da Igreja para aplicar se aplicar este pensamento ecumenico. Para se entender é preciso ler as Enciclicas "Unitatis Redintegratio", "Ut unum Sint" e o diretório sobre ecumenismo para não se confundir ecumenismo com aceitação dos cantos protestantes. E por estas razões é que existe confusão até mesmo entre as pessoas que estão em serviço dentro da Igreja Catolica.

3- Quando um católico comprometido com a Igreja escuta continuadamente as musicas protestantes o que está fazendo indiretamente é divulgar as ideias e as divisões.

O que se poderia responder a alguém que ao escutar a musica lhe perguntar aonde pode adquirir um CD igual? Por acaso vai responder: procure um livraria protestante, la tem muitos cantos lindos? Em verdade isso é uma falta de coerência entre os que se prega e o que crê.

4- Uma outra observação é que quem aceita escutar os cantos protestantes também acaba por aceitar as pregações e literaturas protestantes, pois a musica é somente um meio de transmitir, como a linguagem oral e também escrita.

O resultado é um relativismo eclesial aonde ser catolico é usar "uma camiseta" e muda-la quando já não gostar mais dela.

5- São Paulo disse: I Corintios 6:12 "Tudo me é permitido, mais nem tudo me convem."

Este é o caminho a seguir para a pessoa comprometida com o Senhor Jesus Cristo. Há coisas que ainda que não são más, disse o apostolo, ainda assim, não as faria. A razão é que com o tal de ganhar gente para Jesus pode se deixar de fazer.

6- De fato um dos ganchos que usam as seitas é precisamente o canto para atrair as pessoas. É como o "quesito" rato e ratoeira.

Normalmente se observar que em "seitas"novas, o primeiro investimento é no "som" e "instrumentos" para a musica. Um exemplo de como a musica é usada para atrair pessoas é o cantor protestante Marcos Witt, que passe em congresso de todas as seitas evangelicas, até as mais anticatolicas e antiecumenicas.

O Catolico desinformado que vai para ve-lo, para escutar e se sentir bem com as canções termina engrossando as filas de mais uma seita religiosa.

7- Fonovisa, meio de comunicação espanhol: Musica cristã ou musica protestante?

De fato o "trunfo" tem funcionado muito bem e conseguindo enganar a alguns meios de comunicação, incluindo a Fonovisa, Univision, Telemundo ... que afirmam promover a musica cristã quando na realidade se trata de musica protestante.

Também falam que tal artista é cristão quando na realidade se trata de um protestante. Tem alguns que inclusive, como boas seitas que são, afirmam que eles são cristão e que os catolicos não são. O que esquecem ou não sabem, o que é pior, é que nenhuma igreja protestante existia antes de 1517.

Tanta ignorancia que existe em alguns meios de comunicação que há pouco sairam em uma premiação como melhor musica cristã e se tratava na realidade de puro protestante. Enquanto o catolico não pronunciar, falar e escrever para esclarecer estas coisas, a confusão só esta aumentando. Os catolicos que trabalham em meios de comunicação deveriam falar e esclarecer a manipulação e expropriação da palavra "cristão" que as seitas estão fazendo.

Ja faz algum tempo que esta empresa fonovisa é uma das encarregadas das vendas dos Estados Unidos é precisamente uma protestante interessada em promover artistas protestantes e não se importa em absoluto em promover autores e artistas catolicos. protestantes disfarçados e infiltrados dizendo que promovem a "musica cristã". Espero que com este artigo , os catolicos possam ter entendido e não mais se deixarem enganar tão ingenuamente.

Porque escutar coisas diferentes da nossa fé tendo nossos tesouros espirituais em canções tão boas e lindas na Igreja Catolica? (Martín Valverde; Silvia Mertins; Jorge Gomez; Sandy Calderas; Pe. Zezinho; Pe. Cesareo Gabaraín. Pe. Emilio e muitos mais.

Musicos brasileiros: Mensagem Brasil, Vida Reluz, Laercio Oliveira, Flavinho, Walmir Alencar, Eliana Ribeiro, Dunga, Dom, Banda Louvor e Gloria, Bom Pastor, Pe. Jonas, Pe. Zeca, Pe. Fabio de Melo, Pe. Marcelo, Anjos de Resgate, Nelsinho Correia, Haguideni, Shalom, Recado, etc.

Porque em em vez disso, não investimos tempo e dinheiro em louvores e pregações catolicas para nos aprofundar na fé e espiritualidade catolica?

Não seria melhor e mais aconselhavel cantar a fé que recebemos de Nosso Senhor por meio da Igreja que Ele mesmo deixou?

Que Deus te abençõe


Fonte: Catolico: Defiende tu Fé
Autor: Martin Zavala
Tradução: Rogério SacroSancttus

Um comentário:

Anônimo disse...

CONCORDO EM GENERO NUMERO E GRAU,SOU MUSICO CATOLICO E CHEGO A FICAR CONSTRANGIDO QNDO VEJO EM NOSSA SANTA IGREJA MUSICAS DE PROTESTANTES,A IGREJA É RICA EM LINDAS CANÇOES POR QUE RECORRER A OUTRAS FONTES?