terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Música católica ou protestante? A balança sempre pesa para um lado

Certa vez fui a um grupo de oração da minha cidade chegando lá que decepção que tive ao percerber que tocaram muitas músicas, mas somente uma música era católica e era de Maria, o restante eram todas protestantes, indignado não voltei mais.

Até que recentemente um irmão de ministério de música foi lá para auxiliar o grupo porque o violonista não poderia estar presente, chegando lá ele puxou somente católicas e ao chegar no momento de clamar o Espírito Santo, começou a tocar uma música que está no cd do Padre Marcelo e surpreendentemente o vocalista do grupo não sabia cantá-lo, tendo em vista que esta é muito conhecida em nosso grupos.

Isso me levou a refletir e cheguei a uma conclusão assistindo a missa do própria Padre Marcelo, onde ele tocou algumas músicas católicas, umas protestantes e ao chegar na música de comunhão chamado Neste Nome há poder do Cleidimar Moreira, muito conhecida, o vocalista do Padre cantou errado não só a letra mas a melodia também.

Percebi que quando nos dividimos acabamos sempre pendendo para um lado, ou nós tocamos somente músicas católicas e a fazemos bem ou tocamos sincretizando com músicas protestantes acabando as vezes por fazer estas gafes, errar músicas que nascem e fazem sucesso dentro de nossa Igreja.

A cada dia nossa música cresce, se expande, aparecem novo cantores, novos cd´s, novas músicas se nos dividirmos acabamos perdendo a noção, não acompanhamos o crescimento de nossa música.

Eu mesmo, como ministro de música, acompanho todos os cd´s que é lançado, mas são tantas músicas já lançadas e conhecida pelo povo que até hoje pesquiso, busco conhecer, aprender. Quantos ministros que ficam acompanhando musicas protestantes e ao invés disso poderiam estar se dedicando a conhecer musicas do Padre Jonas como dos titulos Vem Louvar I a V? Quantos conhecem as musicas já lançadas e conhecidas do Padre Zezinho? E as músicas liturgicas? E o Padre Joãozinho? Quantas pessoas sabem que a musica "conheço um coração" é dele? Você até poderia me dizer que não são agradáveis de ouvir porque possuem um ritmo já batido para os dias de hoje, mas a Palavra não Muda!!! É o louvor, a aclamação a Deus, basta que aprendamos e coloquemos uma roupagem nova, atualizar que estas músicas se tornarão lindas, porque o foco da música, o centro, não está no ritmo mas na melodia e principalmente na letra.

Como já falei em outros artigos meus a respeito deste assunto, as musicas protestantes já fizeram sim parte do repertorio católico, mas eram outros tempos, um tempo de escasses, um tempo em que a música estava engatinhando , hoje temos muitos cantores, ministerios, ministros temos de valorizar não só esta riqueza que é nossa, mas também ajudar neste crescimento.

Sem contar que uma pessoa que vai ao grupo ou a missa e ouve uma musica protestante, gosta e resolve comprar o cd, o primeiro lugar que pensa ir é uma livraria e isso para católicos mau-formados e infelizmente hoje são muitos, é uma armadilha, é o mesmo que enviar ovelhas em meio de lobos, pois nesta livraria tem os protestantes proselitistas com suas falácias anti-catolicas, livros anti-catolicos, cd´s de pregação canti-catolico e acabamos que ao invés de trazer as pessoas para Igreja estamos perdendo-as para as seitas.

*Leia mais sobre este assunto nos artigos sobre música protestantes e musicas católicas dentro do site Exsurge Domini onde há um aprofundamento neste assunto.

Por isso meu irmão, ministro de música, assuma esta responsabilidade que é trazer verdadeiramente as pessoas para a Igreja e ajudar no crescimento de nossa musica, nosso tesouro, defenda nossa musica, seja um verdadeiro músico católico que sabe dar o devido valor a nossa música.

O que é mais interessante para meditarmos é que se você chegar com um cd católico a um protestante, ele não vai fazer questão nem de ver a capa, pelo menos 90% deles fazem isso, eu ja passei por isso!! Ao contrário, eles vão te falar de suas músicas, defender a sua música e enquanto você está oferecendo 01 (hum) cd ele já te ofereceu 50 (cinquenta) cds, está é a atitude que deve ser a nossa também.

Por isso meu irmão tome consciência destes alertas, porque os dias hoje são maus, hoje vive-se num mundo com o espirito de divisão, até mesmo entre os protestantes eles fazem acepção de músicas entre as igrejas, a mesma igreja Universal já nem mais considerada evangelica está sendo entre eles, vamos evangelizar com nossa música para que este solo se torne mais fértil e todos conheçam melhor nossa fé, doutrina e razão cristã através de nossas músicas católicas.

Isaias 51, 3 " Porque o Senhor vai ter piedade de Sião, e reparar todas as suas ruínas. Do deserto em que ela se tornou ele fará um Éden, e da sua estepe um jardim do Senhor. Aí encontrar-se-ão o prazer e a alegria, os cânticos de louvor e as melodias da música. "

Salmo 149, 1-6 " Aleluia. Cantai ao Senhor um cântico novo, ressoe o seu louvor na assembléia dos fiéis. Alegre-se Israel em seu criador, exultem em seu rei os filhos de Sião. Em coros louvem o seu nome, cantem-lhe salmos com o tambor e a cítara, porque o Senhor ama o seu povo, e dá aos humildes a honra da vitória. Exultem os fiéis na glória, alegrem-se em seus leitos. Tenham nos lábios o louvor de Deus, e nas mãos a espada de dois gumes "


Fonte: Exsurge Domini
Autor: Rogério Hirota (SacroSancttus) 09/04/2004

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom artigo, Lucas, parabéns!
Devemos valorizar a música católica, a começar pelo canto gregoriano, até as tendências atuais.

Abraço!