sábado, 11 de junho de 2011

Ouse ser um padre como Ele



Ouse ser um padre como Ele


“Ouse ser um padre como eu!” diz o Cristo no anúncio canadense de 1984

A peça publicitária acima ganhou o prêmio “Marketing Gold” de melhor outdoor, em 1984. A imagem do Cristo crucificado fitando quem passasse pela rua tem como fundo uma metrópole e emociona com a frase “Ouse ser um padre como eu”. O responsável pelo outdoor? A arquidiocese de Toronto, no Canadá, em uma tentativa de estimular as vocações sacerdotais.

Como o olhar do Cristo do cartaz acima deve ser o padre: alguém disposto a constranger a cada um daqueles que passam. Constranger-nos para sermos o que somos chamados a ser! Isso é uma característica do amor de Deus e vivê-la com propriedade exige um dom e um comprometimento muito grande. É tanto assim que desconfio não haver muito tempo para o sacerdote fazer outra coisa que não constranger-nos com o amor divino.

Mas sem tanto amor esse constrangimento-virtude enlouquece e distorce o que há de mais bonito em nós: a capacidade de transcendermos para Deus. E essa distorção idiotiza-nos! Pois quem não consegue mais transcender para Deus volta-se a si mesmo e é privado de sentido, encarcerado em suas inquietações.

Assim é o poder de um sacerdote não identificado com sua missão.

Hoje faz uma semana que provamos, novamente, do amargor de tal virtude enlouquecida! Haverá remédio? Espero conhecê-lo nesta noite, por volta das 22h30, na TV.


http://diasimdiatambem.com/2011/06/08/ouse-ser-um-padre-como-ele/

Nenhum comentário: