sábado, 8 de janeiro de 2011

Estudos confirmam riqueza da moral católica

Foi confirmada, por meio de estudos realizados pela Universidade de Princeton, a beleza do ensinamento da Igreja acerca da modéstia. Diz o Catecismo que “o pudor nasce pelo despertar da consciência do sujeito”. E arremata: “Ensinar o pudor a crianças e adolescentes é despertá-los para o respeito à pessoa humana” (§ 2524).

Pesquisas conduzidas por cientistas norte-americanos levaram-nos à conclusão de que homens vêem mulheres sensualizadas como objeto. Os estudiosos analisaram o comportamento de homens enquanto estes olhavam para a foto de uma mulher de biquíni; e descobriram que as seções do cérebro relacionadas à identificação de objetos ficaram mais ativas.

A Igreja Católica está certa, portanto, quando mostra a necessidade do resguardar-se, de conservar o corpo de maneira pura e santa, já que este corpo é, como dizem as Escrituras, o templo do Espírito Santo de Deus.

Também confirma a doutrina moral da Igreja outra pesquisa conduzida pela Universidade Brigham Young. Segundo este último estudo, a abstinência antes do casamento ajudaria vida sexual. As pessoas que praticaram abstinência até a noite do casamento deram notas relativamente mais altas para a estabilidade matrimonial do que as demais. A percepção desta verdade pode ser alcançada simplesmente por meio de uma ligeira investigação na mudança dos costumes. Há algumas décadas atrás, a castidade era uma prática comum entre os casais e os seus relacionamentos eram bem mais duradouros que os de hoje, que já têm relações sexuais bem antes de receber o Sacramento do Matrimônio. Retumbam, mais uma vez, em nossos corações as palavras do Magistério da Igreja:

“Hoje em dia, há muitos que reclamam uma espécie de ‘direito à experiência’, quando há intenção de contrair matrimônio. Seja qual for a firmeza do propósito daqueles que enveredam por relações sexuais prematuras, estas não permitem assegurar que a sinceridade e a fidelidade da relação interpessoal dum homem e duma mulher fiquem a salvo nem, sobretudo, que esta relação fique protegida de volubilidade dos desejos e dos caprichos. A união carnal só é legítima quando se tiver instaurado uma definitiva comunidade de vida entre o homem e a mulher. O amor humano não tolera o ‘ensaio’. Exige o dom total e definitivo das pessoas entre si.

- Catecismo da Igreja Católica, § 2391

Diante desta confirmação prática da verdade da moral católica, pedimos aos responsáveis pela elaboração de programas televisivos, às autoridades civis competentes, e também a todos os pais, que não permitam que esta ofensiva cultura pornográfica degrade ainda mais as bases de nossa sociedade. A Inglaterra já vive as tristes conseqüências de um violento processo de pornificação: aumento do índice de violência contra as mulheres, aceitação da prostituição, corrupção de menores etc. É isso que queremos que nossos filhos recebam como educação? Vamos aceitar calados a distribuição de material contendo ideias de permissivismo sexual em nossas escolas?

Nossa Senhora Aparecida interceda por esta Terra de Santa Cruz, para que sejamos livres da imoralidade e da impureza, mal que “rebaixa o homem à condição dos irracionais, arrasta-o a muitos outros pecados e vícios, e provoca os mais terríveis castigos de Deus nesta vida e na outra” (Catecismo de S. Pio X, n. 425).

Graça e paz.
Salve Maria Santíssima!

Nenhum comentário: