segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Batismo de Criança


Atos 2,38´39: ´Disse´lhes Pedro: ´Arrependei´vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados. E recebereis o dom do Espírito Santo. A promessa diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos que estão longe ´ a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar´.´ Atos 16,15: ´Depois que foi batizada, ela e a sua casa, rogou´nos dizendo: ´Se haveis julgado que eu seja fiel ao Senhor, entrai em minha casa, e ficai ali´.

E nos constrangeu a isso.´ Atos 16,33: ´Tomando´os o carcereiro consigo naquela mesma noite, lavou´lhes os vergões; então logo foi batizado, ele e todos os seus.´ Atos 18,8: ´Crispo, principal da sinagoga, creu no Senhor, com toda a sua casa; e muitos dos coríntios, ouvindo´o, creram e foram batizados.´ 1Coríntios 1,16: ´Batizei também a família de Estéfanas; além destes, não sei se batizei algum outro´. João 3,5: ´Jesus respondeu: ´Em verdade, em verdade, te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus´.´ Romanos 6,4:

´De sorte que fomos sepultados com Ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo ressurgiu dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.´ ´Todos pecaram´ em razão do pecado de Adão, inclusive as crianças Romanos 3,23: ´Pois todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus´ Romanos 5,12.19: ´Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram. Pois como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um, muitos serão feitos justos.´ Salmo 51[52],5: ´Certamente em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu a minha mãe.´

A Circuncisão (em geral realizada em crianças, cf. Gênesis 17,12), foi substituída pelo Batismo Colossences 2,11´12: ´Nele também fostes circuncidados com a circuncisão não feita por mãos no despojar do corpo da carne, a saber, a circuncisão de Cristo, tendo sido sepultados com ele no batismo, nele também ressurgistes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos.´ Marcos 9,42: ´E quem escandalizar a um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma grande pedra de moinho, e fosse lançado ao mar´ Lucas 1,41´44:

´Ao ouvir Isabel a saudação de Maria, a criancinha saltou no seu ventre, e Isabel foi cheia do Espírito Santo. Exclamou ela em alta voz: ´Bendita és tu entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre. De onde me provém que me venha visitar a mãe do meu Senhor? Ao chegar´me aos ouvidos a voz da tua saudação, a criancinha saltou de alegria no meu ventre.´ Salmo 22[23],9´10: ´Contudo, tu me tiraste do ventre; tu me preservaste, estando eu ainda aos seios de minha mãe. Sobre ti fui lançado desde a madre; tu és o meu Deus desde o ventre da minha mãe.´

Nenhum comentário: