segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

A mais antiga Oração Mariana


É bem verdade que a Igreja sempre ouviu da boca dos Padres da Igreja (os Homens enviados por Deus a Igreja que colaboraram na fundamentação da fé apostólica) mensões à Virgem Maria em suas pregações sobre a encarnação do verbo, ou até mesmo de forma apologética como Faz São Jerônimo, o Tradutor das Sagradas escrituras do grego para o Latim Vulgar (a língua falada pelo povo); porém sempre nos perguntamos quando a Igreja começa a Devoção a Nossa Senhora.

O que podemos encontrar como Resposta é o Sempre, pois admiração causada por Jesus, faz as pessoas imaginarem o quão Feliz é a Mulher que trouxe em seu Seio o Autor da Vida. Podemos ver isto na Saudação do próprio anjo ao Proclamá-la Cheia de Graça (cf. Lc 1, 28); seja pela Saudação de Santa Isabel, mãe do profeta-apóstolo João Batista:

"E exclamou em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre.

Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor?

Pois assim que a voz de tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria no meu seio.

Bem-aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas!”(São Lucas 1, 42-45).

Certo dia estando o Senhor a anunciar a Boa Nova, uma mulher no meio da multidão, Feliz por acolher a palavra de Deus se Expressa:

"Enquanto ele assim falava, uma mulher levantou a voz do meio do povo e lhe disse: Bem-aventurado o ventre que te trouxe, e os peitos que te amamentaram"! (São Lucas 11,27).

Estas são as evidencias Escriturísticas da admiração que Nossa Senhora Causava entre os cristãos ainda na Plenitude dos tempos. E Muito embora esta ainda não seja uma Obra Apologética, me é irresistível dizer a Verdade. No versículo que sucede ao supracitado o Senhor Replica a mulher dizendo:

"Antes bem-aventurados aqueles que ouvem a palavra de Deus e a observam" (São Lucas 11, 28).

Muitos dos que protestam contra os Cânones imutáveis da verdade que a igreja católica contém, como nos diz santo Irineu, usam disto para dizer que Jesus proíbe a mulher de venerar nossa Senhora, mas na verdade Ele não Faz isto pelo contrário, ele dá a ela o foco correto das coisas e mostra que a Bem Aventurança maior é Cumprir a Palavra de Deus, observar os mandamentos e as prescrições nela contida.

Vejamos bem, portanto se se fundamenta esta argumentação retórica e a Refutemos com todo o vigor da Verdade:

O senhor diz "Antes bem aventurados"; ou seja, não diz que Sua Santa Mãe não é bem aventurada, em nenhum momento diz isto, mas diz que "bem aventurados antes aqueles que ouvem a palavra de Deus a observam" (Lc 11,28). O Senhor muda o Foco, e Diz que todos seremos felizes se cumprirmos a Palavra de Deus. E se nós Cristãos temos as Escrituras como Fundamento da Fé, devemos ser atento a esta palavra e meditemos em São Lucas 1:

"

28.

Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo.

29.

Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação".

Vejamos que um Anjo, Mensageiro, é enviado por Deus a Maria para lhe anunciar a Plenitude dos tempos, ela recebe deste Anjo a Mensagem mais importante de todas as Escrituras, nenhum Profeta ou justo jamais recebera uma mensagem tão importante quanto esta, a Encarnação do Verbo. Vejamos também que ele Anuncia a Plenitude dos tempos das Escrituras e ela medita no Significado "destas palavras" de Deus por meio de seu Anjo.

Depois de Receber a anunciação da Encarnação do Verbo em seu ventre, Maria assim diz ao Anjo:

"

38.

Então disse Maria: Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra. “E o anjo afastou-se dela”.

Se Jesus mesmo disse Antes Bem Aventurados os que ouvem a palavra de Deus e as Observam, que diremos pois de Maria que Diz ao Anjo Gabriel: “Cumpra-se em mim segundo a tua palavra", ela não disse simplesmente vou cumprir as palavras de Deus, não ela Diz Cumpra-se em mim, isto quer Dizer que é o Próprio Deus quem Cumpre nela todo o anuncio profético. E se Deus mesmo cumpre nela a Sua Palavra quanto mais Santa é Ela. Pois se quem ouve a palavra e a observa é Santo, Mais Santa é quem Deus Santificou nela o Próprio Verbo, a perfeição da Palavra.

"

E Por isto mesmo vemos na Pregação dos Padres da Sagrada Tradição que "Maria é mais Santa por ouvir e cumprir a Palavra de Deus do que por Ser Mãe de Jesus, e o próprio Cristo confirma-nos isto em Lc 1,28.

Além, pois que encontrarmos a Oração da Ave Maria no próprio evangelho, sabemos que orações a Santa Mãe de Deus e Coisa a muito antiga e a Mais antiga de todas as orações a ela é esta:

(Autoria Desconhecida, Sec. III)

Sob a tua misericórdia nos refugiamos, Mãe de Deus!

Não deixes de considerar as nossas suplicassem nossas dificuldades.

Mas livra-nos do perigo, única casta e bendita!

* * *

Fonte: Revista Pergunte e Responderemos (http://www.veritatis.com.br/pr/index.htm) Tradução: Estêvão Tavares Bettencourt.

E muitos afrescos nas catacumbas dos cristãos de Roma mostram esta devoção à santa mãe de Deus como pura e legítima, pois em nada defere a Glória de Deus, pelo contrário nos faz sentir mais próximo, pois se Cristo é o Novo Adão, Maria é a Nova Eva.

Sabemos que em ninguém mais se cumpriu a palavra como em Nossa Senhora, por isso unidos ao Concílio de Éfeso digamos: Santa Mãe de Deus, Rogai por nós, pois és Toda Santa.


Rodolfo Soares Barbosa

http://ministeriodeusprovera.blogspot.com/

Um comentário:

Edilene disse...

Essa foto 'MORRO MAS NÃO NEGO JESUS' é otima.