sábado, 19 de junho de 2010

As tribulações vêm acompanhadas da graça de Deus

Mensagem do missionário Márcio Mendes no programa "Sorrindo pra Vida" da TV Canção Nova, nesta sexta-feira, dia 28 de maio de 2010.

Ao ir para a página do Podcast Sorrindo pra Vida , você encontrará, abaixo de cada um deles, uma seta; ao clicar nela você conseguirá baixar o arquivo em MP3.



Eu quero convidar você para abrir a Palavra de Deus em:
João 15,1-8.


Márcio Mendes no programa "Sorrindo pra Vida"
Foto: Wesley Almeida

É um consolo sabermos que as tribulações e as dificuldades da vida sempre vêm acompanhadas da graça de Deus. Nós estamos no mundo sujeitos às regras dele [mundo]. O nosso mundo tem regras. Da mesma forma, se interferirmos na natureza esta dará uma resposta. Existem leis naturais.



Existem pessoas que ficam ressentidas com Deus porque não entendem qual a razão de seu sofrimento. Mas saiba que a vida não é somente feita de sofrimento! A vida também é feita de coisas boas, de momentos maravilhosos. E a nossa existência vai “sendo alternada” com momentos de dor e de alegria. O importante não é o sofrimento em si, mas sim, como sofremos, como passamos e suportamos estes momentos difíceis.



E mais importante ainda é reconhecer que Deus não castiga a ninguém! O infortúnio não é um castigo divino. Aquela pessoa com quem você viveu por tanto tempo junto e, de repente, ela decide ir embora. Eu pergunto: o que Deus tem a ver com isso? A pessoa foi quem decidiu destruir a própria família, decidiu ir embora, decidiu deixar sofrendo não somente o próprio cônjuge, mas também os próprios filhos. E como os filhos sofrem com a separação dos pais! E qual é a “culpa” de Deus nessa situação toda? Nenhuma.




A escolha dos outros nos afetam. Assim como a sua escolha afeta a vida dos outros. E Deus respeita nossas escolhas. Mas isso não significa que Ele quis ou que Ele tenha enviado este sofrimento. O Senhor, ao olhar para você, quis que você viesse para este mundo. Deus Pai não mandou o sofrimento para a nossa vida. No entanto, todas as vezes em que o sofrimento vem, o Senhor vem junto nos fortalecendo com a Sua graça.



As pessoas não suportam a dor quando lhes falta a graça de Deus. Quando você sofre o Senhor diz: “Meu filho precisa hoje de mim mais do que ontem”. E então Ele nos socorre com a Sua força.



Se você está vivendo um momento intenso de tribulação, de dificuldade, saiba que é muito difícil enxergar essa situação como ela deve ser vista realmente. E por quê? Porque você está dentro da situação. Portanto, nessas horas, é preciso dar ouvidos às pessoas que o amam e que estão querendo ajudá-lo.



Num momento de dor e de traição, nós ficamos cegos e corremos o risco de dizer que “todo o mundo é traidor”. Nós acabamos vendo sofrimento em todos os lugares. Mas é preciso reconhecer que as maiores bênçãos que temos hoje são frutos da dor e do sofrimento daqueles que vieram antes de nós. Este mundo de facilidades que temos hoje é fruto de pessoas que, antes de nós, enfrentaram as dificuldades de um mundo no qual não havia essas facilidades. Percebe? Um exemplo disso são as vacinas que temos hoje. Quantos não morreram antes da criação desses medicamentos? Da mesma forma, muitos filhos hoje não enfrentam determinado sofrimento, porque os pais passaram por muitas tribulações. Um pai que passou fome quando criança pode aceitar tudo, menos que seu filho passe fome!



Se a planta pudesse reagir, ela fugiria da tesoura que vem para podá-la. Da mesma forma, nós reagimos diante das “podas” que sofremos na vida. Mas o que nos consola é saber que o Pai é o Agricultor. Jesus nos ensina esta verdade: o Pai celeste é quem direciona as “podas” que vamos sofrendo. Ele sabe por que precisa ser podado um aspecto da sua vida hoje.




Deus quer desbastar de nossa vida tudo aquilo que nos impede de dar frutos. Talvez hoje o Pai esteja dizendo para mim e para você: “Existem coisas demais em sua vida. É preciso ficar com o que é essencial”. E assim, vão acontecendo as “podas” em nossa vida.



Quando temos uma vida superficial, o inferno já começa em nossos dias terrenos. A pessoa não é feliz, porque ela não é realizada em sua vida. Qual é a sua missão? Quais os excessos que o impedem de realizar esta missão? Saiba que, quanto mais íntimo da Palavra de Deus você for, tanto mais simples você se tornará e tanto mais você perceberá o que está em excesso em sua vida.



Sem Jesus eu e você não somos nada! Faremos muitas coisas, mas nada que tenha realmente valor. Lembre-se: junto com o sofrimento vem a graça de Deus para suportá-lo. Quando acontecer em sua vida o momento da “poda”, não olhe para a “tesoura”, mas olhe para a mão do Pai que a segura, pois Ele o ama e cuida de você em meio a essas “podas” da vida.



Márcio Mendes


Comunidade Canção Nova




Transcrição e adaptação: Alexandre de Oliveira

Nenhum comentário: